- Direção de Avaliação
Recomenda-se que a avaliação de desempenho em 360 graus seja iniciada diretamente, a fim de se tornar uma cultura corporativa saudável. Porque foi observado que houve problemas em uma instituição onde o sistema de avaliação de desempenho em 360 graus não havia sido aplicado anteriormente.
- Decidir quem será avaliado
Recomenda-se que as pessoas a serem avaliadas durante o semestre trabalhem por pelo menos 3 ou 6 meses. Porque o novo funcionário deve se adaptar à instituição e se adaptar à cultura corporativa. A inclusão de uma pessoa que ainda não foi adaptada à instituição resultará em uma avaliação objetiva.
- Criando um formulário de avaliação de desempenho em 360 graus
Como as descrições de cargo dos funcionários em cada departamento da empresa são diferentes, avaliar todos em um único formulário de avaliação causará um grande erro. Uma vez determinadas as competências básicas esperadas na empresa, as competências podem ser determinadas de acordo com o departamento e o cargo. Assim, um formulário personalizado de avaliação de desempenho em 360 graus será criado para cada tarefa.
- Para determinar quem avaliará o funcionário
Embora o gerente e os colegas do funcionário estejam no organograma, às vezes é necessário um ajuste fino. Por exemplo, a pessoa pode ser um supervisor administrativo e mais de um supervisor funcional. Nesse caso, é necessário decidir quais fazer. O ponto mais crítico na determinação é determinar os níveis dos pares. É mais saudável tomar decisões, classificando as pessoas do mais movimentado para o menos.
- Frequência de avaliação
A maioria das empresas faz essa medição uma vez por ano devido à carga de trabalho. No entanto, recomenda-se que os estudos acadêmicos sejam realizados em 3 meses, a fim de observar a memória e o desenvolvimento a curto prazo no ano e desenvolver um plano de ação. Recomenda-se que as empresas não realizem esse processo devido à carga operacional, e as empresas devem fazer 1 pelo menos a cada 6 meses.